IRC, IRS e IUC Termina hoje prazo de entrega

03-06-2011 09:13

O prazo para entrega das declarações do IRS para os trabalhadores independentes, do IRC (Modelo 22) e do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) de maio termina hoje, depois de ter sido prorrogado por três dias.

O prazo foi alargado até sexta-feira, uma decisão que o Ministério das Finanças justificou, em comunicado divulgado quarta-feira, com o “bloqueio do sistema informático” que inviabilizou a entrega de mais de 350 mil declarações de impostos.

O prolongamento do prazo já tinha sido solicitado pelos técnicos oficiais de contas, que alegaram também dificuldades no acesso ao sistema informático, mas numa primeira fase o ministério recusou tal adiamento, tendo anunciado a decisão no ultimo dia de prazo, a 31 de maio.

A decisão de prorrogar na quarta-feira o prazo, por três dias, foi justificada pelo ministério pelo facto de o bloqueio do sistema informático ter inviabilizou a entrega das declarações, “a maioria das quais de contribuintes particulares da segunda fase do IRS, bem como daqueles que queriam pagar o Imposto Único de Circulação” (IUC).

O ministério adianta que, embora “já tinham sido detetadas há cerca de duas semanas” dificuldades no acesso ao sistema informático, o adiamento do prazo só foi anunciado quarta-feira às 18 horas, já depois do encerramento das repartições de Finanças.

“Caso o Ministério das Finanças não tivesse adiado o prazo de entrega, estariam em causa 48 milhões de euros em multas”, acrescenta.